Guerra, para o que isso é bom? No caso do Sabaton é a inspiração para muito heavy metal grandioso e muito mais.

Existem poucas bandas de heavy metal que você gostaria de ter ao seu lado em uma guerra, mas Sabaton é uma delas. Até porque o show de palco dos suecos apresenta um tanque real como seu riser de bateria.


É um reflexo de seu fascínio duradouro por guerras e conflitos ao longo da história, um tema central para todos, exceto um de seus nove álbuns até hoje. Como Manowar imaginado por Steven Spielberg, o tema épico de Sabaton é acompanhado pelo tipo de música estimulante que poderia facilmente fazer a trilha sonora de uma invasão militar. É tudo entregue com um saber que nunca desce à paródia.

“Estamos cantando sobre assuntos sérios”, diz o cantor de moicano Joakim Broden. “Mas no final somos uma banda de heavy metal.”


Eles nem sempre foram homens de ação de heavy metal


Sabaton começou a vida em 1999 como metalúrgico padrão do Euro, escrevendo músicas sobre motoqueiros demoníacos e Lord Of The Rings. Isso mudou quando Broden escreveu a música que se tornaria a faixa-título de seu álbum de estreia de 2003, Primo Victoria. “Percebemos que não poderíamos ter letras sobre beber cerveja e matar dragões, precisávamos de um assunto maior”, diz a cantora.

Em vez disso, eles se inspiraram no épico da Segunda Guerra Mundial de Steven Spielberg, O Resgate do Soldado Ryan. "E então pensamos: 'Ei, deveríamos fazer um álbum inteiro sobre história militar.' Então usamos camuflagem em um vídeo e acidentalmente nos tornamos 'a banda de guerra'".


Eles têm muito material de origem para minerar


Broden admite que a banda “não era grande fã de militares no começo”, mas mergulhou fundo no assunto ao longo dos anos. Tudo, desde a antiga Batalha das Termópilas até a Batalha da Grã-Bretanha na Segunda Guerra Mundial, forneceu munição para suas músicas.

“As guerras têm heroísmo, escuridão, tudo no meio”, diz Broden. “Eles resumem o melhor e o pior da humanidade.” Seu último álbum The War To End All Wars é uma continuação direta de The Great War de 2019 – ambos são centrados nos eventos da Primeira Guerra Mundial. “É o período mais sombrio da história da guerra moderna, apenas em termos de como as pessoas foram sacrificados desnecessariamente.”


A carreira deles gerou polêmica


O assunto de Sabaton causou alguns problemas, principalmente na Alemanha, onde o espectro da Segunda Guerra Mundial e o nazismo são assuntos delicados. “Inicialmente foi difícil conseguir shows na Alemanha, onde toda a coisa de ‘não mencione a guerra’ ainda é bastante forte”, diz o baixista Pär Sundström.

Mais perto de casa, Carolus Rex de 2012 – um álbum conceitual sobre a ascensão e queda do Império Sueco medieval – foi criticado por tendências nacionalistas percebidas. “As pessoas têm essa ideia de que somos nazistas de direita porque cantamos sobre a guerra”, diz Broden, revirando os olhos. "Não estivessem. Estamos apenas cantando sobre a guerra.”


Toda banda deveria ter um tanque


Sundström falou pela primeira vez sobre ter um tanque no palco em 2009. O riser – completo com torres e canhões – fez sua estreia em 2015. “As pessoas diziam que eu era louco”, diz ele. E agora o tanque é quase o sexto membro do Sabaton. “Pertence à nossa identidade”, diz Sunström. “Combina com o que fazemos.”


O Sabaton Empire vai muito além da música


Como Gene Simmons em calças de combate, Sundström conhece o valor do nome Sabaton. Como gerente de banda de fato, ele está por trás de várias 'extensões de marca' que incluem jogos de tabuleiro, roupas íntimas e até kits de construção de tanque estilo Lego. E depois há o Sabaton Cruise, o Sabaton Open Air Festival (realizado em sua cidade natal, Falun), e até o Sabaton History Channel (abre em uma nova guia) – um canal do YouTube dedicado a explorar os assuntos por trás de suas músicas.
“Estas são todas as coisas que eu gostaria como um fã de metal de quinze anos de idade”, diz ele. “Mas tudo o que fazemos é projetado para que as pessoas ouçam nossa música.”


Eles têm grandes planos para o futuro


Nem Broden nem Sundström veem um dia em que Sabaton escreverá um álbum que não seja sobre guerra. “A humanidade tem sido muito cruel desde que estamos na terra”, diz o baixista. “Poderíamos continuar por mais cem anos escrevendo músicas sobre batalhas e guerras.”

A curto prazo, eles têm a ambição de fazer um show na praia da Normandia em 6 de junho – o aniversário do desembarque do Dia D lá. “Isso seria a coisa mais Sabaton que poderíamos fazer”, diz Broden com uma risada. “Embora eu não tenha certeza de que alguém iria querer uma banda de heavy metal lá naquele dia.”


FONTE: CLASSIC ROCK by Dave Everley

Deixe seu Comentário


Regina Bernacchi - 04/06/2023 17h57
Muito enriquecendor,as informações, nos faz refletir muito!!🤘👍